CRITICA | O Asilo - Episódio 5


O Asilo - Episódio 5
Crítica por Anônimo

A principal série da Folha de Pixel na atualidade é a prova de que Apegavel está ultrapassado.

O que seria de O Asilo, uma série que está completando 3 anos, se não fosse a paixão irremediável de seus fãs? Sem dúvidas teria acabado no terceiro episódio. Infelizmente, por mais uma vez Apegavel entrega um produto que parece mal finalizado, dando a entender que agora só importa encerrar a história, mesmo que seja as custas de uma boa qualidade.

A trama segue da onde o episódio anterior parou, acrescentando mais algumas novidades sobre o passado de Elize envolvendo o Padre Ricardo, mantenedor do Asilo. E foi uma surpresa agradável ver - e ouvir - que o diretor utilizou elementos que o consagrou como mestre do suspense no Habbo. Efeitos sonoros sombrios e uma trilha envolvente criaram um ambiente realmente assustador, assim como a cena exigia. E esses primeiros 3 minutos são a única parte boa do episódio, pois é uma pena que a inconstância no roteiro e direção de Apegavel, já presentes nos capítulos anteriores, se repetem novamente, desmoronando o bom desenvolvimento do enredo.

Entram novamente reviravoltas mal explicadas e subtramas desnecessárias, como a retomada do Asilo pela Karen e Elize e a relação entre Rubert e Roberti, respectivamente. Fred, que continua sendo muito mal aproveitado, ainda tem a história mais atrativa, porém só aparece poucos instantes e mal dá prosseguimento a sua trama. O roteiro fraco tenta se sustentar nas ambições de Hellen e Elize, mas até nisso falha, com diálogos pobres e até uma cena de um episódio anterior reutilizada.

A falta de rumo pela qual a série está passando é um sinal de como Apegavel está deslocado no cinema atual, onde os diretores tem uma grande preocupação com a construção e objetivo das personagens, algo que Like a Virgin criou escola e produções como ELO e Impávido Colosso seguem fielmente as lições. As técnicas de direção e edição também se mostram muito ultrapassadas, principalmente no uso de chroma key, quando hoje em dia se dá muito mais valor a cenários práticos e variados. Ainda tem os planos estáticos que incomodam nos grandes diálogos e não ajudam em nada nos momentos de tensão.

Não considero falta de criatividade do diretor por não trazer esses ares novos do cinema habbiano para dentro de sua série, mas vejo isso como relaxo. Apegavel é sim um diretor muito dedicado e não faria mal aprender com quem tem feito bonito ultimamente. Pelo contrário, dedicar um tempo a mais para fazer o último capítulo, observando e consertando o que não tem dado certo, é uma opção que pode trazer de volta o prestígio que a série e o diretor já tiveram em outros tempos.

2 Pipocas - Regular

Comentários

  1. Tão obvio saber quem fez a crítica que nem precisa por anônimo, haha!
    ''Subtramas desnecessárias, como a retomada do Asilo pela Karen e Elize e a relação entre Rubert e Roberti, respectivamente.'' Desnecessárias? Primeiramente que isso faz parte do plano de Elize, para que todos saíssem do Asilo, porque para ela, se ela não pode ficar no comando, ninguém irá ficar também. A relação entre Roberti e Rubert também não é desnecessária, Roberti está na série desde o episódio 3, é obvio que uma hora ele teria de se revelar, o passado de Rubert também o condena, não só Elize, fazendo com que a série não só foque entre Elize e Hellen, como também no passado de outros personagens, em que até no ultimo episódio será mostrado o passado de outros personagens aos quais não citei anteriormente.

    Talvez eu possa está um pouco ultrapassado, mas se faço desse jeito é um gosto meu, não tenho que seguir a forma como os outros fazem seus projetos, apesar de que me atualizar um pouco não seria tão ruim, mas a falta de tempo para isso me impossibilita, por isso sempre utilizo o que tenho e não acho tão ruim. Mas até que estou satisfeito em ser''ultrapassado'' pois consegui acertar no que o público gosta, fazendo com que fiquem mais ancíosos e até um pouco tristes pois a série está acabando. Já vi séries/filmes (não as que foram citadas na crítica, são ótimas, principalmente ELO.) que se deram muito bem nas críticas, mas em minha opnião não eram grande coisa e nem chamou a atenção do público e que por fim, nem tiveram sua continuação.
    Já ouvi pessoas dizendo que o 5° episódio foi o melhor episódio da série até agora, e eu acredito que o episódio tenha ficado muito bom, apesar de você ter achado o novo rumo como se fosse uma novela, mas infelizmente não dava pra continuar com o antigo por motivos que já foram explicados, fico feliz pois o rumo agradou muita gente e um pouco chateado que nem todos gostaram, mas a vida é assim mesmo, tantas séries odiadas por aí e que ainda continuam firme e forte na televisão, ''a voz do povo é a voz de Deus'' kkkk, então se a maioria dos fãs estão gostando, então está ótimo pra mim. Quem sabe o rumo antigo.. volte com um novo projeto.. futuramente.

    Obrigado pela crítica, obrigado pelas dicas :)!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este é um espaço de debate saudável por isso respeite qualquer membro da discussão. Sendo assim, a mensagem que contenha ofensas à integridade físico-psicológica de qualquer pessoa irá ser providencialmente eliminada.