CRITICA | Impávido Colosso - Episódio 2


Impávido Colosso - Episódio 2
Crítica por Anônimo

Aviation vai mais fundo nas suas criticas políticas e sociais e entrega ao público sua melhor produção até hoje.

Aviation foi ousado ao idealizar uma série sobre intrigas políticas em um cinema onde pouco se produz conteúdos mais adultos. E essa ousadia veio acompanhada de um bom enredo, personagens cativantes e muitos segredos, e além disso, de uma excelente técnica na direção e edição, um ar de renovação no que aviation já havia feito até então, inclusive até o inicio desta série.

Depois de uma introdução no capítulo anterior - que mais pareceu um noticiário e não um episódio - Ricardo já se estabeleceu como o novo presidente do Brasil, e tem seu primeiro grande desafio no cargo, um ataque a uma base militar brasileira no Haiti. O temperamento da personagem é bem explorado por aviation nesse episódio, deixando bem explícito o quanto ele é determinado, porém sem liderança alguma, impulsivo e arrogante. O diretor aplica a ideia da qual se diz que o poder é para poucos, e de fato, Ricardo tem o poder nas mãos para fazer a reforma política que ele - representando aqui o desejo popular no atual cenário político do país - tanto almeja, contudo sem a experiência, apoio e jogo de cintura necessários que uma ação dessa magnitude exige. 

A boa condução desse impasse em que Ricardo se encontra, entre querer e não ter o necessário para conseguir, é o ponto alto do episódio e da série até aqui, pois deixa evidente que os obstáculos para a superação e conquista do objetivo não vão se limitar a conflitos externos como a ameaça do traficante vilão da série ou os inimigos que o presidente está fazendo por causa de suas convicções, mas também a própria personalidade de Ricardo se apresenta como antagonista dessa história, onde o mesmo terá que lidar com seus vícios e fraquezas emocionais que têm sido os principais causadores de suas atitudes.

Essa excelente construção do protagonista junto a uma história que está se desenrolando em um bom ritmo e um suspense agradável são enaltecidas pela direção de aviation que supera qualquer outra produção que ele já fez. O uso da câmera nos zooms-in e out para valorizar o drama e peso emocional das cenas, e o dinamismo na quebra de eixo dos enquadramentos, são exemplos de uma evolução que o diretor obteve em quase 5 anos de carreira. Tudo melhora ainda mais com uma excepcional trilha sonora e mixagem de som de dar inveja a muitas pessoas.

Junte tudo isso a uma critica pessoal do diretor a nossa política nacional e ao povo brasileiro e temos uma das melhores produções da atualidade. Impávido Colosso já é marcante por tratar de um assunto mais sério, marca mais ainda por fazer de forma inteligente e atrativa, e pode marcar a carreira de aviation como a principal produção do gênero dramático do Habbo.

5 Pipocas - Excelente

Comentários