H-CINE RECOMENDA | Watchmen

Bem pessoal, sejam bem vindos à nova coluna do H-Cine. Esta será bem diferente do que vocês já se acostumaram a ler por aqui. Aqui você vai encontrar um texto muito mais pessoal e quase nada técnico, pois se trata da experiência do escritor com a obra em questão. Vamos tentar sempre trazer filmes e séries que gostamos muito e que na maioria das vezes pode ser desconhecido para a maioria do público. E hoje eu trago pra vocês Watchmen!

Watchmen é a adaptação cinematográfica da graphic novel homônima escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. O filme é dirigido por Zack Snyder, o mesmo de 300 e O Homem de Aço.

A história se passa no ano de 1985 em uma realidade alternativa onde os EUA venceram a guerra do Vietnã e Richard Nixon foi reeleito para um terceiro mandato na presidência. O filme se inicia com o assassinato - em uma visualmente linda cena de luta - de Edward Blake, o Comediante. Este foi integrante do grupo de vigilantes conhecidos como Watchmen (em inglês significa vigilantes), que acabou após uma lei que proibia as pessoas de se fantasiarem para combater o crime. Junto dele faziam parte do grupo Dr. Manhattam, Ozymandias, Rorschach, Coruja II e Espectral II. Walter Kovacs, alter ego de Rorschach, foi o único que manteve-se como vigilante, agindo escondido e procurado como fora-da-lei, é ele que inicia uma investigação sobre a morte do Comediante e assim dá-se inicio a história.

Além de um excelente pano de fundo político, com uma iminente guerra nuclear entre as principais ideologias da época (capitalismo vs. socialismo, a famosa guerra fria), o filme se destaca também pela ótima construção dos personagens, todos sem exceção tem uma personalidade, conflitos e caráter bem distintos o que os tornam únicos e fortalece suas caricaturas tanto da sociedade em geral como de histórias em quadrinhos populares, já que a história inteira faz paródia disso.

O filme levanta inúmeras questões morais sobre as escolhas do cotidiano. E é interessante como os personagens lidam, cada um a sua maneira, com tudo que acontece a volta deles. É fácil se impressionar com o fato de todos terem um espaço e uma importância bem dividida na história, mesmo com tantos protagonistas o enredo da utilidade e peso para todos eles. Você vai amar alguns, odiar outros, e mudar de ideia no final do filme. Além de se perguntar o que você faria no lugar deles, mas chega... Nada de spoilers. 

E se você realmente se interessar em assistir, vai uma dica: veja a versão Ultimate Cut que possui muitas cenas extras. E se você já assistiu deixe nos comentários o que achou e o quanto Rorschach é foda! Um dos melhores heróis já criados. Depois do Batman.

Comentários

  1. Já assisti.. Achei uma porcaria.. Mortes sangrentas, cenas escrotas.. Não curti

    ResponderExcluir
  2. Já assisti.. Achei uma porcaria.. Mortes sangrentas, cenas escrotas.. Não curti

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este é um espaço de debate saudável por isso respeite qualquer membro da discussão. Sendo assim, a mensagem que contenha ofensas à integridade físico-psicológica de qualquer pessoa irá ser providencialmente eliminada.