ARTIGO | O pai do cinema


Sempre o descrevemos como o pai do cinema. Nunca o vimos, porém, como uma entidade paterna pessoal, nem nunca sentimos que os genes dele fossem semelhantes aos nossos. E, para mais parte, não fomos diretamente influenciados por ele. Mas o legado que deixou, independentemente da ligação, influenciou muitos a seguirem o cinema. Foi o meu caso e fico-lhe eternamente grato por me ter sempre ajudado em tudo e disponibilizado o seu tempo. Gu8795 é, ao fim ao cabo, um pai para todos nós, e, parecendo que não, é grande que chegue. 

Abro o chat do Habbo (ou console), para pedir-lhe uma entrevista. Com educação característica, aceita dar-ma, de bom grado, e ainda colabora para o bom decorrer. Tinha três grandes tópicos que, na minha visão, de facto importavam para a instância: a sua série pendente de novidades, The Habbo Dead, os seus projetos futuros e a sua visão sobre o novo cinema. Para cada fiz apenas uma pergunta e a todas respondeu detalhadamente. 

Para gu8795, a volta do cinema é fantástica e deixou-o empolgado. Ele, que viveu os melhores momentos do cinema, à frente da maior fábrica de sonhos do Hotel, acredita declaradamente que existe um futuro promissor na nova Pixel Movies. "Percebi o quanto tudo evoluiu... e para melhor! Fiquei emocionado de ver o novo site da Pixel Movies, a maneira como estão executando uma genial campanha publicitária com seus filmes e dando destaque a seus diretores." A emoção é, de todas as formas, natural, até porque passou tanto tempo fora das novidades e fora de produção de vídeos. E gu8795 é um vídeo-artista de respeito, percursor de técnicas e sempre inovador, que procurou, através do tempo, desenvolver e modernizar os seus trabalhos.

Trabalhos esses como The Habbo Dead, a sua série inspirada na norte-americana The Walking Dead, que conta a história de vários sobreviventes durante um Apocalipse zombie. A série está parada há muito tempo e, nem gu8795, nem nenhum dos outros membros de equipe da produção se pronunciaram acerca do assunto. Mas o diretor declarou que estão prontos para terminá-la: "No último mês nos reunimos com a equipe de produção da série e chegamos ao consenso de finalizá-la. Não queremos, porém, desapontar um público grande e fiel, portanto, estamos nos concentrando agora em finalizar o roteiro do sexto episódio." Além disso, gu8795 mostrou-se aberto à possibilidade duma nova temporada, embora seja, pelo que se tem observado, improvável. 

Até porque se mostrou ainda mais aberto a uma nova produção. Ele mesmo admite que tem um projeto em desenvolvimento, paralelamente a The Habbo Dead e Bobbaria, que, segundo o mesmo, conta com a parceria de alguns dos seus grandes colegas. "Se tudo ocorrer como o planejado, em Abrildevemos anunciá-lo com mais detalhes, mas por enquanto o que posso adiantar é que ele foge completamente do estilo de fantasia e ficção que eu seguia nas minhas antigas produções, porém, não é algo inusitado", declarou. 

Acabei a conversa por agradecer a disponibilidade. Cordialmente, respondeu e agradeceu também. Entendi que uma pessoa não se torna o "pai do cinema" a partir do nada. Na verdade, depois de anos de o conhecer, entendi que faz parte duma construção; não só de projetos (gu8795 tem um espólio extremamente valioso), mas também de caráter. É uma das mais simpáticas pessoas que conheci e, pelo que observo, é assim para todos.
E como todo bom pai, criou o seu filho e, no fim, entregou-o a nós. Mas continua a ser dele também. Dá-lhe duas palmadas gentis nas costas, acena e despede-se. Vê-lo partir, mas não se entristece. É que sabe que, mesmo estando longe, um dia voltará a vê-lo. Até porque os filhos não esquecem os pais; e o cinema não esquece gu8795.

Comentários