EDITORIAL | Audiência Habbiana mostra a que veio


Há bastante tempo que o cinema habbiano enquanto comunidade de jogadores de Habbo Hotel tem se mantido fechado para o que estava ao redor. Por mais que se negue, é perceptível a dificuldade que novos integrantes tem para se adaptar e se sentir a vontade em um meio "dominado" pelas mesmas pessoas desde seu inicio. Não só isso como também muitos vídeos não são classificados parte do cinema habbiano pelo simples fato de que seus realizadores não fazem parte desta comunidade. Uma realidade compreensível, mas também muita limitadora. 

Seria injusto dizer também que nunca houveram tentativas de unificar todos que fazem vídeos como uma unica grande comunidade de produtores audiovisuais do Habbo. Algumas premiações como o Habbo Vídeo Awards, ou até mesmo o Festival H-Cine, abriram portas para que qualquer pessoa participasse, inclusive com motivações em prêmios. Mas eventos que ocorrem uma vez ao ano, ou que nem existem mais, são apenas tentativas frustradas e ainda muito prematuras se pensarmos na imensa quantidade de material que é ignorado por uma série de motivos: os mais desconhecidos normalmente não recebem muita visibilidade; a maioria das pessoas que fazem vídeos mal sabem onde podem encontrar informação sobre outros iguais a ele; etc. 

O cenário visto dessa maneira faz cair a cortina de organização e união que o cinema transparece, e que de fato, é apenas uma ilusão. Quando dizemos que o cinema habbiano teve sua primeira crise em meados de 2012 por causa do Habbo ter deixado todos os jogadores mudos (e realmente fez com que as produções parassem por meses), esquecemos de olhar para um outro grupo que mais cresceu nesse período e que também faz vídeos no Habbo: os pixel artistas. E dessa forma vemos o quão presunçoso é dizer que o cinema habbiano já passou por uma crise. Por que sim, eles são cinema! Porque antes de pensarmos no padrão estabelecido (Produtora > Diretores > Filmes e Séries) temos que lembrar que todos são na verdade youtubers (Youtube > Canais (produtoras e indivíduos) > Realizadores > Vídeos). O problema real é que nos deixamos acreditar que o termo "cinema habbiano" se limita a tal padrão, mas e se alguém quebrasse esse paradigma o cinema não se tornaria muito maior? E foi isso que o site Audiência Habbiana, recém chegado a nossa comunidade, anunciou na madrugada desta quinta (26/02) que irá fazer de agora em diante.

Em comunicado oficial o site afirma que "não participará das atividades concernentes a produtora Pixel Movies" já deixando claro o seu desligamento com esse cinema limitado e a busca por novos horizontes. O texto continua explicando a nova fase: "a partir de agora, [o AH] desenvolverá seus trabalhos cobrindo 'Produtores independentes', descobrindo novos talentos e servindo como espaço de divulgação para o trabalho dos mesmos. Desde já informamos que já estamos em negociações avançadas como um grande nome do habbo que será crítico das produções. desta forma pretendemos sair da mesmice e criar mais um segmento voltado ao cinema."

Uma simples mudança de foco e o Audiência Habbiana mostra a que realmente veio: inovar e trazer um jeito diferente de olhar para o cinema. Eu, .Carioca , enquanto diretor e jornalista especializado nessa área, fico extremamente contente com essa decisão e o site pode contar com meu apoio e do H-Cine para o que for necessário e muito boa sorte nessa nova empreitada!

Você pode conferir o comunicado na íntegra clicando aqui.

Comentários