Máfia e crime: a fórmula habbiana do hambúrguer de siri.
Os Perseguidos 4
Crítica por Francisco Fernandes
Se em Bob Esponja apenas os dedicados e focados com amor ao seu trabalho conseguem produzir a receita do famoso hambúrguer de siri, à semelhança, a fórmula de máfia e crime é uma anologia perfeita e direta ao seriado infantil, embora, de um jeito menos inocente.
É que na verdade não teve um único filme bom do tema. A Folha de Pixel tentou com a saga Sem Limites que não foi bem sucedida e consequentemente cancelada. E a famosa série da TV Habbiana que se vê agora no cinema habbiano, Os Perseguidos, no seu 4.º filme é mais uma reprodução homogênea do estilo que fica entre erros e acertos. Não é um problema do diretor Shoucks - longe disso; tem talento escondido - mas das suas decisões um quanto esteticamente questionáveis. O roteiro da sequência já não é limpo e tem bastantes furos, mas, Shoucks poderia endireitar visualmente os erros. Não podemos mentir ao dizer que uma boa parte visual nos faz por vezes esquecer alguns problemas de trama; é fato. O problema é que o diretor não se deu ao trabalho de deixar mais direita a edição; tem momentos com uma boa técnica de green screen e aplicação de camadas (ótimo!) e tem outros com diferenças da largura da imagem que podia ser corrigido no Pan Crop do Sony Vegas, ou simplesmente, aplicar uns efeitos de luz para disfarçar mais o green screen. Não posso obrigar Shoucks a mudar isso, pode ser o seu gosto, mas duvido muito; fica apenas a minha dica que acho válida na ocasião.
Os personagens têm a introdução necessária para um desenvolvimento na continuação afinal é citado o porquê da sua presença e quem eles são - além de uma leve inclusão da sua contribuição para o decorrer da história. Mas há fatos que incomodam: como o novo personagem: "como ele soube após ser raptado que o seu irmão iria ser sequestrado?", "como em tão pouco tempo conseguiu sair da China e chegar à presença do seu familiar?". São uma avalanche de perguntas sem resposta aparente e que consigamos responder agora mas que todavia podem ser respondidas mais na frente da história. Basta Shoucks querer.
E basicamente o roteiro da série é isso - furos por trás de furos mas que não impedem a ideia original da trama ser interessante - dentro das possibilidades até é.
A parte técnica como referi é razoável mas muito instável. Os erros aparecem quando menos esperamos (como por exemplo distorções de camada), mas incrivelmente Shoucks se dedica em algumas cenas e consegue resgatar a boa qualidade que ele tem na edição. Afinal a luz e a direção de arte são praticamente impecáveis em aspetos como figurino, maquiagem e cenários, mas a fotografia é muito simples sem profundidade alguma ou caráter próprio; ou seja, é semelhante à maioria do que os outros realizadores exploram. Acompanhado por uma legenda inundada de erros ortográficos a trilha sonora é o ponto alto do episódio. Deixando de lado os gostos pessoais que são inquestionáveis devido às preferências individuais tem o clima necessário para o ambiente decorrente; embora ainda sem me conformar com a música que inicia e dá arranque à produção.
Diferindo o caráter crítico e visual de cada um, Os Perseguidos 4 é não obstante instável. Os erros são evidentes mas os acertos estão presentes. Acertos esses que são os agentes principais para fazer o público olhar para o episódio com um ar mais apreciativo, mesmo que esse não o mereça.
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| 4 Estrelas - Regular |





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