Festival H-Cine | Crítica: It's My Life



Com um final completamente "nonsense" e uma qualidade baixa de edição,
o enredo de It's My Life tenta, sem sucesso, se apoiar no humor.

It's My Life
Crítica por Victor Henrique de Souza

Quando um roteiro é mal desenvolvido fica sofrível tirar algo de bom dele. É o terrível caso de It's My Life, escrito e dirigido por @David321@, que do inicio ao fim tenta ser engraçado e até conseguiria se a comédia não fosse sobreposta à um raso drama de forma bruta sem dar tempo para desenvolver os personagens, a história, o clímax e etc...

A dramédia é, aparentemente, sobre um homem que perde a esposa e - por algum motivo que não é bem explicado - pode perder a guarda dos filhos. No geral a estética e estrutura do filme se assemelham muito ao filme Eu os Declaro Marido e... Larry (Declaro-vos Marido e... Marido em Portugal) onde a premissa é ser um filme de comédia, independente da tragédia existente no filme. Mas no filme de David isso ironicamente não fica claro. Mesmo com as piadas forçadas, cenas mais dramáticas estão intercaladas, tornando-o um filme sem identidade própria.

Toda essa indecisão do diretor fica clara com a fotografia do filme que usa planos muito fechados, típicos de filmes dramáticos, enquanto filmes de comédia utilizam planos abertos, e logo vemos as contradições presentes tanto no roteiro quanto na direção. Pra piorar tudo a edição deixou muito a desejar, a qualidade visual é muito baixa e fica óbvio a conversão de standard para widescreen... Uma sucessão de erros sem fim.

Todas as falhas do filme poderiam ter sido suavizadas com um final satisfatório, o que pelo subtítulo desta crítica fica evidente que não aconteceu. O filme termina sem dar sentido à criação desta história, não há objetivo afinal de contas e isso acaba por destruir qualquer chance de ser algo legal e interessante de assistir.

Fica óbvio que para seu primeiro filme David tem pouco a se alegrar e muito para aprender, mas ao menos fez algo que poucos conseguem fazer: começou e terminou a história em único filme. Isso para um festival de cinema é essencial. Para as próximas produções será necessário novas abordagens e aprender melhor os conceitos do nosso cinema, pois o potencial existe, mas falta desenvolve-lo. 

2 Estrelas - Ruim

Comentários

  1. Nuss numa critica tenho 2 e na outra 7 tou feliz porque significa evolução :) obrigado pela critica gostei bastante e vou tentar melhor mais ainda :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este é um espaço de debate saudável por isso respeite qualquer membro da discussão. Sendo assim, a mensagem que contenha ofensas à integridade físico-psicológica de qualquer pessoa irá ser providencialmente eliminada.