DICAS | Como fazer um bom roteiro


A questão que muitas vezes abala uma boa produção e fá-la cair no insucesso é os maus roteiros. Afinal, muitas vezes os diretores não se preocupam tanto com a parte da história ou ao menos a criá-la decentemente, e de uma forma desenfreada arrancam com os efeitos especiais e uma edição razoável, que é o mais comum.
Neste site já foram criticados vários filmes e muitos deles o fator mais falado foi o roteiro  (pt-br) ou argumento (pt-pt). Mas para ajudar a quem necessitar ficam aqui algumas dicas de como criar um bom roteiro:

1º passo: Pense numa história bem formada, isto é, dentro da sua cabeça (antes de passar a formato papel/digital) tente encontrar um bom panorama para se passar a sua história. Pode optar pela forma mais fácil, que é primeiro desenvolver os personagens e a trama e depois a ambientação/panorama. Então, encontre uma situação, por exemplo: «o personagem X tem a missão de encontrar o colar de ouro.» Nisto, você nota que já tem 1 personagem neste caso o «personagem X». E se a história se desenvolve à volta de uma missão para encontrar o colar de ouro, como é óbvio não poderá ter apenas um personagem. Pense em mais 1; por exemplo: «o personagem X tem a missão de encontrar o colar de ouro, porém em contra plano está o personagem Y que também quer encontrar o colar.» Nisto você notará que se vai desenrolar uma trama, e assim será fácil encontrar mais personagens. Assumindo que o personagem X é o «herói» e o personagem Y é o «vilão», poderá colocar outros personagens, o importante é ter imaginação, criatividade e evitar os personagens clichês. É imperativo que defina bem o caráter dos personagens, a menos que queira que eles sejam redondos (personagens redondos são personagens que podem se modelar, ou seja o caráter pode ser diferente a qualquer altura), mas mesmo assim devem ter bom caráter para com isto terem boas atuações. Por exemplo: «o personagem X é destemido, heróico e sem medo do destino, já o personagem Y é ambicioso, malvado e frio.» Agora pense por exemplo num plano de fundo: aqui tem a infuência do gênero de história. Se for ficção pode avançar por mundos extraordinários, mas geralmente o plano de fundo usado é ou o planeta Terra ou o Habbo Hotel. Então, já tem um motivo, uns personagens e um plano de fundo, está na hora de exercitar seus dedos e escrever. Pode escrever à vontade mas tenha muito cuidado em algo: nos diálogos. Muitas vezes estes são quase «robôticos», ou seja está sendo levada até si informação a toda a hora, ou então você nota que aquele diálogo está forçado para você entender algo. Portanto, quanto mais suaves e naturais soarem os diálogos. Motivações, trama, história, personagens bons e já tudo escrito será um passo ideal a dar. Mas não se esqueça, faça algo com sentido, analise bem a ação no tempo, ou seja se estiver em 1940, deve mostrar um cenário mais de guerra devido à situação da 2ª guerra mundial. Mas se fizer no ano de 3000, que possivelmente será fição ciêntifica, terá de apostar em algo mais tecnológico e avançado. 

Para alguns posso não ter sido tão explícito, mas o que quero deixar bem claro é que você tem de ter uns personagens BONS com atuações BOAS, uma história com SENTIDO e virá por aí boas notícias. A si que está iniciando ou tentando cada vez mais melhorar, boa sorte nessa jornada. Mais dicas virão.

Comentários

  1. Concordo totalmente com as dicas. Excelente postagem, muito boa mesmo! Uma das características más que vejo muito em produções, e que você também falou, é a robotização das falas. Confesso que já criei alguns roteiros (os quais não foram lançados em vídeos) e pequei nisso sim, além de alguns outros aspectos.
    Enfim, postagem muito útil e muito bem feita, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. vlw pessoa q escreveu esse texto vcs me ajud mt agora sei como fazer o roteiro e ja tenho a história q eu vou usar A CAPA DE RUBI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este é um espaço de debate saudável por isso respeite qualquer membro da discussão. Sendo assim, a mensagem que contenha ofensas à integridade físico-psicológica de qualquer pessoa irá ser providencialmente eliminada.